Odetto Guersoni
Odetto Guersoni (Jaboticabal SP 1924 - São Paulo SP 2007) estudou pintura e artes decorativas no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo entre 1941 e 1945, expondo no Sindicato dos Artistas Plásticos e integrando o círculo do Grupo Santa Helena. Em 1947, recebeu uma bolsa de estudo do governo francês e viajou para Paris, onde começou a trabalhar com gravura. De volta ao Brasil em 1951, fundou a Oficina de Arte em São Paulo e, em 1954, retornou à Europa, estudando gravura em Genebra com René Cottet e em Paris no ateliê de Stanley Hayter.
Explorando uma variedade de técnicas de gravura, Guersoni desenvolveu a filigrafia na década de 1950, incorporando pontos de bordados às suas obras. Na década de 1960, introduziu a plastigrafia, criando gravuras em superfícies pastosas. Seus trabalhos na década de 1970 exploraram símbolos arcaicos e formas vegetais, transformando desenhos em elementos abstratos e geométricos.
O artista criou composições coloridas de mandalas e geometrias estruturais, utilizando poucas matrizes organizadas em retângulos, quadrados ou círculos. Por meio de justaposições e alterações de cores, produzia vibrações visuais e ilusões óticas. Em suas xilogravuras da década de 1980, optou por madeira lisa e técnicas de impressão que resultavam em transparências por superposição, abandonando os coloridos vibrantes em favor de tonalidades mais sutis obtidas com tintas dosadas com massas incolores.